Política

Câmara avalia homenagear Paulo Gustavo com nome de rua em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Câmara avalia homenagear Paulo Gustavo com nome de rua em Niterói
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Em luto pela morte do ator Paulo Gustavo, bandeira da cidade foi hasteada a meio mastro nesta quarta-feira (5). Foto: Karina Cruz

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta quarta-feira (5), uma consulta pública para moradores da cidade decidirem se querem substituir o nome do ator Paulo Gustavo pela atual Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na zona sul da cidade. A consulta vai acontecer pela plataforma Colab,e vai até o próximo sábado (8).

Em paralelo a vereadora, Walkiria Nictheroy (PCdoB) protocolou a solicitação pra trocar o nome da Rua Coronel Moreira César, para Rua Ator Paulo Gustavo. Segundo a Câmara Municipal, a proposta pode ser lida em plenário ainda nesta quarta (5), ser aprovada em primeira ou se estender a segunda discussão. Após os tramites caberá ao prefeito sancionar ou vetar a proposta, dentro do prazo de15 dias úteis.

Procurada, a prefeitura ainda não manifestou o interesse pela aprovação da iniciativa da vereadora, já que aguarda o resultado da consulta pública.

Nascido e criado em Niterói, o ator Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário para seus trabalhos. Entre as preferências locais como a Praia de Boa Viagem e o Campo de São Bento, em Icaraí, ganharam visibilidade em todo o País. O ator e humorista morreu na noite desta terça-feira (4) por complicações da Covid-19, após 52 dias internado.

Sobre o coronel Moreira César

Rua Coronel Moreira César, Icaraí, Niterói
Tradicional Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, pode virar Rua Ator Paulo Gustavo. Foto: Karina Cruz

Antônio Moreira César foi um militar brasileiro que alcançou o posto de coronel do Exército Brasileiro, na arma de infantaria. Nasceu no dia 7 de julho de 1850 em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, e morreu em 4 de março de 1897 após ser ferido durante a campanha para reprimir a Revolta de Canudos, na Bahia. Antes, Moreira César já havia atuado na Revolta da Armada entre 1893 e 1894, iniciada por unidades da Marinha contra o governo do Marechal Floriano Peixoto.

< Câmara do Rio escolhe relator do caso Jairinho Hospital Leal Júnior se moderniza e recebe novo tomógrafo <